paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

São Mamede, orago

São Mamede, ou Mamede de Cesareia, é um santo venerado tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Ortodoxa. Nasceu no séc. III, na cidade de Cesareia, na Turquia, que na altura estava sobe o poder do Imperador Romano Aureliano.

A sua vida começou em martírio, pois os seus pais Theodotus e Rufina, conceberam o Santo enquanto estavam presos, por serem cristãos. Mamede ficou desde cedo órfão, porque os seus pais foram executados, e foi adotado por uma senhora rica chamada Ammia, mas aos 15 anos, Mamede fica completamente sozinho, pois a sua tutora morre e ele torna-se alvo, do povo Romano.

Oração ROGAI

ROGAI_banner

Inserida no Plano Diocesano de Oração pelas Vocações Consagradas e Sacerdotais, a Paróquia de Valongo disponibiliza mensalmente uma oração para orar por todos aqueles e aquelas que dedicam a sua vida a Cristo.

Oração de novembro (PDF)

CPM

cartazCPMV

Convidam-se todos os casais que irão contrair casamento no próximo ano a comparecer no Centro Paroquial de Campo, dia 11 de fevereiro de 2023, às 21h00, para dar início das atividades do CPM.

Mais informações através do email: cpm.interparoquial.valongo@gmail.com

Acolhimento dos Símbolos JMJ

No passado dia 29 de outubro, acolhemos, na nossa Paróquia, os Símbolos das JMJ. Partilhamos alguns momentos…

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo I do Advento – Ano A

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Visita a Doentes e Idosos

Todos aqueles que, por motivos de saúde, não possam vir à igreja e desejarem reconciliar-se ou receber o Sacramento da Santa Unção, poderão solicitar a visita do Sr. Pe. Luís a sua casa, através do formulário.

Rezar com o Papa Francisco

Intenção

Pelas crianças que sofrem

Para que as crianças que sofrem – as que vivem na rua, as vítimas das guerras, os órfãos – possam ter acesso à educação e possam redescobrir o afeto de uma família.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2022

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realiza-se 1 a 6 de agosto de 2023. A data foi anunciada na passada segunda-feira, 4 de outubro, e é um dos momentos significativos da preparação.

No dia 29 de outubro, acolhemos na nossa Paróquia de Valongo, os Símbolos Peregrinos das JMJ. Ficam aqui alguns momentos.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.

Fotogaleria

Acolhimento Símbolos JMJ e "Ora Arranca"

Participação dos jovens da Paróquia de Valongo no Acolhimentos dos Símbolos da JMJ à Diocese do Porto e atividade diocesana “Ora Arranca”

Ver álbum completo aqui.

Um milhão de crianças rezam o terço

No passado dia 18 de outubro, a Paróquia de Valongo associou-se à iniciativa da Fundação AIS – Um milhão de crianças rezam o Terço -, e rezou o Terço pela paz no mundo e pela unidade dos povos.

A este momento de oração, foi lembrado também as dificuldades de todos os continentes e o trabalho de todos os missionários em missão nos quatro cantos do mundo.

Fica aqui alguns momentos da oração.