paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Sobre

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

São Mamede, orago

São Mamede, ou Mamede de Cesareia, é um santo venerado tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Ortodoxa. Nasceu no séc. III, na cidade de Cesareia, na Turquia, que na altura estava sobe o poder do Imperador Romano Aureliano.

A sua vida começou em martírio, pois os seus pais Theodotus e Rufina, conceberam o Santo enquanto estavam presos, por serem cristãos. Mamede ficou desde cedo órfão, porque os seus pais foram executados, e foi adotado por uma senhora rica chamada Ammia, mas aos 15 anos, Mamede fica completamente sozinho, pois a sua tutora morre e ele torna-se alvo, do povo Romano.

Destaques

Oração ROGAI

ROGAI_banner

Inserida no Plano Diocesano de Oração pelas Vocações Consagradas e Sacerdotais, a Paróquia de Valongo disponibiliza mensalmente uma oração para orar por todos aqueles e aquelas que dedicam a sua vida a Cristo.

Oração de Janeiro de 2023 (PDF)

CPM

cartazCPMV

Convidam-se todos os casais que irão contrair casamento no próximo ano a comparecer no Centro Paroquial de Campo, dia 11 de fevereiro de 2023, às 21h00, para dar início das atividades do CPM.

Mais informações através do email: cpm.interparoquial.valongo@gmail.com

Cantares das Boas Festas

boas_festas_web

Convidam-se todos os paroquianos a participar no Encontro de Cantares das Boas Festas, nos próximo dia 29 de janeiro, a partir das 15h00, no Centro Paroquial.

Informações

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo III do Tempo Comum

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Visita a Doentes e Idosos

Todos aqueles que, por motivos de saúde, não possam vir à igreja e desejarem reconciliar-se ou receber o Sacramento da Santa Unção, poderão solicitar a visita do Sr. Pe. Luís a sua casa, através do formulário.

 

Rezar com o Papa Francisco

Intenção

Pelos educadores

Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.

Vídeo do Papa (janeiro 2023)

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2023

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realiza-se 1 a 6 de agosto de 2023. A data foi anunciada na passada segunda-feira, 4 de outubro, e é um dos momentos significativos da preparação.

No dia 29 de outubro, acolhemos na nossa Paróquia de Valongo, os Símbolos Peregrinos das JMJ. Ficam aqui alguns momentos.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.

Fotogaleria

Acolhimento Símbolos JMJ e "Ora Arranca"

Participação dos jovens da Paróquia de Valongo no Acolhimentos dos Símbolos da JMJ à Diocese do Porto e atividade diocesana “Ora Arranca”

Ver álbum completo aqui.

Um milhão de crianças rezam o terço

No passado dia 18 de outubro, a Paróquia de Valongo associou-se à iniciativa da Fundação AIS – Um milhão de crianças rezam o Terço -, e rezou o Terço pela paz no mundo e pela unidade dos povos.

A este momento de oração, foi lembrado também as dificuldades de todos os continentes e o trabalho de todos os missionários em missão nos quatro cantos do mundo.

Fica aqui alguns momentos da oração.

Acolhimento dos Símbolos JMJ