paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Paróquia de São Mamede de Valongo

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

Celebrações das Eucaristias em tempo de pandemia

DiaHoraLocal
Segunda, Terça, Quinta e Sexta19h00Igreja Matriz
Quarta08h00Igreja Matriz
Quarta19h00Capela NS Saúde
Sábado18h00Capela NS Saúde
Sábado19h00Igreja Matriz
Domingo08h00 e 11h00Igreja Matriz
Domingo09h30Capela NS Saúde
Domingo19h00Igreja Matriz

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo XII do Tempo Comum – Ano B

Patris Corde - Com Coração de Pai

Carta Apostólica

Imagem de São José, Igreja Matriz de Valongo

«Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra»: são as expressões com que o Papa Francisco descreve São José. A Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, foi publicada no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião dos 150 anos da Declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

O Ano de São José decorre entre 8-12-2020 e 8-12-2021.

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.

Amen.

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Rezar com o Papa Francisco

Intenção pela evangelização – O mundo das finanças (Universal)

Rezemos para que os responsáveis das finanças colaborem com os governos para regulamentar os mercados financeiros e proteger os cidadãos dos seus perigos.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2021

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

Aos 24 anos, Beatriz inspirou-se no tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”, Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.

“Há pressa no ar”, é a música oficial das JMJ Lisboa 2023.

Podes descarregar a partitura aqui.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.

Obras Paroquiais

Capela "Velha do Susão"

Estamos a renovar o interior da Capela “Velha do Susão”. Para melhor nos envolver nesta iniciativa, que a todos nos dignifica, podemos colaborar fazendo chegar a sua ajuda através do IBAN PT50.0036.0013.99100057481.39.

Igreja Matriz de Valongo

Iniciamos no dia 23 de fevereiro, a intervenção à Capela Mor da Igreja Matriz de Valongo. Acompanhe connosco a evolução das obras de recuperação da Tela “A Ascensão do Senhor”, Tardoz e pinturas do teto e paredes da Capela Mor. Para melhor nos envolver nesta iniciativa, que a todos nos dignifica, podemos colaborar fazendo chegar a sua ajuda através do IBAN PT50.0036.0013.99100063489.69.