paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Paróquia de São Mamede de Valongo

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo XXV do Tempo Comum – Ano B

Matrícula para a Catequese

Tempo da Criação 2021

No meio de tantas crises que abalam o nosso mundo, a família cristã global é despertada para a necessidade urgente de curar as nossas relações com a criação e uns com os outros durante o Tempo da Criação ecuménico.

Durante o Tempo da Criação 2021, de 1 de setembro a 4 de outubro, milhares de cristãos e cristãs nos seis continentes vão unir-se por um tempo de restauração e esperança, um jubileu pela nossa Terra, e descobrir maneiras radicalmente novas de viver com a criação.

Mais do que nunca, a família cristã une-se em oração pela nossa casa comum.

Mais informações e recursos em https://seasonofcreation.org/pt/home-pt/

Celebrações das Eucaristias em tempo de pandemia

DiaHoraLocal
Segunda, Terça, Quinta e Sexta19h00Igreja Matriz
Quarta08h00Igreja Matriz
Quarta19h00Capela NS Saúde
Sábado18h00Capela NS Saúde
Sábado19h00Igreja Matriz
Domingo08h00 e 11h00Igreja Matriz
Domingo09h30Capela NS Saúde
Domingo19h00Igreja Matriz

Patris Corde - Com Coração de Pai

Carta Apostólica

Imagem de São José, Igreja Matriz de Valongo

«Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra»: são as expressões com que o Papa Francisco descreve São José. A Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, foi publicada no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião dos 150 anos da Declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

O Ano de São José decorre entre 8-12-2020 e 8-12-2021.

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Rezar com o Papa Francisco

Um estilo de vida eco sustentável (Universal)

Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2021

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

Aos 24 anos, Beatriz inspirou-se no tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”, Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.

“Há pressa no ar”, é a música oficial das JMJ Lisboa 2023.

Podes descarregar a partitura aqui.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.