paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Paróquia de São Mamede de Valongo

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo I do Advento – Ano C

10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz

10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz” é a campanha anual da Cáritas. Porque acreditamos que “Há Gestos que Constroem”, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir a sua vela junto numa das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce. Este ano a campanha tem algumas novidades e entre elas a possibilidade de adquirir online através do site da Cáritas Portuguesa em www.caritas.pt/estrelas.

Jornada Mundial da Juventude

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Banco Alimentar contra a Fomes

Vigília da Imaculada Conceição

Bênção das Grávidas

Patris Corde - Com Coração de Pai

Carta Apostólica

Imagem de São José, Igreja Matriz de Valongo

«Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra»: são as expressões com que o Papa Francisco descreve São José. A Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, foi publicada no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião dos 150 anos da Declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

O Ano de São José decorre entre 8-12-2020 e 8-12-2021.

Rezar com o Papa Francisco

As pessoas que sofrem de depressão (Universal)

Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de stress encontrem nos outros um apoio e uma luz que as abra à vida.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2021

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realiza-se 1 a 6 de agosto de 2023. A data foi anunciada na passada segunda-feira, 4 de outubro, e é um dos momentos significativos da preparação.

“Há pressa no ar”, é a música oficial das JMJ Lisboa 2023.

Podes descarregar a partitura aqui.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.