paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

sobre

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

São Mamede, orago

São Mamede, ou Mamede de Cesareia, é um santo venerado tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Ortodoxa. Nasceu no séc. III, na cidade de Cesareia, na Turquia, que na altura estava sobe o poder do Imperador Romano Aureliano.

A sua vida começou em martírio, pois os seus pais Theodotus e Rufina, conceberam o Santo enquanto estavam presos, por serem cristãos. Mamede ficou desde cedo órfão, porque os seus pais foram executados, e foi adotado por uma senhora rica chamada Ammia, mas aos 15 anos, Mamede fica completamente sozinho, pois a sua tutora morre e ele torna-se alvo, do povo Romano.

Pequenos Cantores de Valongo

No próximo dia 30 de setembro, às 21h00, no Centro Paroquial, terá lugar o primeiro ensaio do Coro dos Pequenos Cantores de Valongo.

Convidam-se todas as crianças que gostem de cantar ou que toquem algum instrumento para participar nos ensaios e animação litúrgica das Eucaristias com as crianças da Catequese.

Oração ROGAI

ROGAI_banner

Inserida no Plano Diocesano de Oração pelas Vocações Consagradas e Sacerdotais, a Paróquia de Valongo disponibiliza mensalmente uma oração para orar por todos aqueles e aquelas que dedicam a sua vida a Cristo.

Oração de setembro (PDF)

Oração de outubro (PDF)

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo XXVI do Tempo Comum – Ano C

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Visita a Doentes e Idosos

Todos aqueles que, por motivos de saúde, não possam vir à igreja e desejarem reconciliar-se ou receber o Sacramento da Santa Unção, poderão solicitar a visita do Sr. Pe. Luís a sua casa, através do formulário.

Rezar com o Papa Francisco

Intenção

Pela abolição da pena de morte

Para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2022

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realiza-se 1 a 6 de agosto de 2023. A data foi anunciada na passada segunda-feira, 4 de outubro, e é um dos momentos significativos da preparação.

O Papa Francisco apela aos jovens de todo o mundo: No meio de todas as crises – económica, pandémica e agora de guerra! – preparemos um evento jovem, esperançoso, fresco, com vida! “As crises superam-se juntos, não sós. E as crises põem-nos à prova para sairmos melhores.”
O Papa conta com a juventude de todo o mundo para inspirar a Humanidade, para preparar um encontro diferente, criativo, único!
Rezemos pela Paz!
Rezemos pelo Papa Francisco!

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.