paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Paróquia de São Mamede de Valongo

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo II do Tempo Comum – Ano B

Oração Familiar

Domingo II do Tempo Comum

Oração de Bênção da Mesa

Senhor Jesus Cristo, habitas o nosso coração e fazes da nossa casa a tua morada permanente. Tu és a Luz acesa sobre a nossa mesa. Abençoa-nos com a alegria do amor. E seremos uma família aberta e generosa, para com os irmãos que mais precisam.

Celebrações das Eucaristias em tempo de pandemia

Horários a partir do dia 23 de janeiro

Sábado 18h00 Capela NS Saúde
Sábado 19h00 Igreja Matriz
Domingo 08h00 Igreja Matriz
Domingo 09h30 Capela NS Saúde
Domingo 11h00 Igreja Matriz
Domingo 18h00 Igreja Matriz

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Patris Corde - Com Coração de Pai

Carta Apostólica

Imagem de São José, Igreja Matriz de Valongo

«Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra»: são as expressões com que o Papa Francisco descreve São José. A Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, foi publicada no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião dos 150 anos da Declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

O Ano de São José decorre entre 8-12-2020 e 8-12-2021.

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.

Amen.

31.ª Jornada Diocesana da Pastoral Familiar

Rezar com o Papa Francisco

Intenção pela evangelização – A fraternidade humana

Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões, rezando uns pelos outros, abertos a todos.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2021

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

Aos 24 anos, Beatriz inspirou-se no tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”, Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.

A entrega dos símbolos da JMJ aos jovens portugueses, realizou-se no passado dia 22 de novembro, Solenidade de Cristo Rei.

Recorda aqui a celebração presidida pelo Papa Francisco.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.