paróquia de valongo

Comunidade Paroquial de São Mamede

Paróquia de São Mamede de Valongo

A Igreja Matriz de Valongo erigida no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação. A construção teve início em 1794. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. Serviu de quartel-general às tropas francesas, durante as tropas invasoras.

A sagração da Igreja, com celebração da primeira missa, data de 20 de setembro de 1823.

Transmissão da Eucaristia

Quinta-feira da Semana II da Quaresma

04 de março

Poderá também acompanhar as celebrações anteriores no Canal do Youtube da Paróquia de Valongo.

Faça a subscrição no canal para poder receber as notificações.

Folha Paroquial da Semana

Abrir ou descarregar folha paroquial do Domingo II da Quaresma – Ano B

Oração Familiar

Domingo III da Quaresma

Oração de Bênção da Mesa

Bendito sejas, Senhor nosso Deus, que libertaste o teu povo e o saciaste no deserto. Olha com bondade para os filhos reunidos em teu nome e dá-nos o pão de cada dia. Guia-nos pelas estradas do mundo com a luz dos teus mandamentos, até ao banquete do teu Reino. Por Cristo, nosso Senhor.

Caminhada Diocesana Quaresma-Páscoa

Neste segundo domingo do tempo da Quaresma, para além da oração familiar sugerido, é proposto:

• Retirar da arca o papiro que revela o tesouro que vamos valorizar ao longo da semana: as nossas raízes.

• Renovar o compromisso de viver a fé em família e de a transmitir de geração em geração.

• Ver num álbum familiar fotografias dos avós (bisavós, etc.) que nos transmitiram, com a vida, a herança preciosa da fé. Ver quem se parece com quem. Deixar esse álbum no cantinho da oração.

• Para os mais jovens: fazer a árvore genealógica da família (com fotos, cópias de registos de nascimento e matrimónio…), abrangendo várias gerações.

• Colocar, junto da cruz, uma imagem (ícone) da Transfiguração de Jesus.

Celebrações das Eucaristias em tempo de pandemia

Poderá acompanhar todas as celebrações através da nossa página do Facebook, nos seguintes horários:

segunda a sexta – 19h00

sábado – 12h00

domingo – 11h00

Patris Corde - Com Coração de Pai

Carta Apostólica

Imagem de São José, Igreja Matriz de Valongo

«Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra»: são as expressões com que o Papa Francisco descreve São José. A Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, foi publicada no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião dos 150 anos da Declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

O Ano de São José decorre entre 8-12-2020 e 8-12-2021.

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.

Amen.

Apoio Social

Encontra-se em dificuldades económicas?

Não tem dinheiro para alimentação e/ou medicação?

Entre em contato connosco.

Rezar com o Papa Francisco

Intenção pela evangelização – A violência contra as mulheres

Rezemos pelas mulheres vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e os seus sofrimentos sejam considerados e escutados.

“O Vídeo do Papa”, lançado em janeiro de 2016, é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado de Oração.

A cada mês o Santo Padre apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade.

A app que revoluciona a tua oração.

Mensagens Pontifícias 2021

Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

Aos 24 anos, Beatriz inspirou-se no tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”, Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.

“Há pressa no ar”, é a música oficial das JMJ Lisboa 2023.

Podes descarregar a partitura aqui.

Catequeses

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se. Este verbo é comum aos temas das mensagens para a Jornada Mundial da Juventude que nos conduzirão a Lisboa:

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14)

Aceder às catequeses aqui.

Obras Paroquiais

Capela "Velha do Susão"

Estamos a renovar o interior da Capela “Velha do Susão”. Para melhor nos envolver nesta iniciativa, que a todos nos dignifica, podemos colaborar fazendo chegar a sua ajuda através do IBAN PT50.0036.0013.99100057481.39.

Igreja Matriz de Valongo

Iniciamos no dia 23 de fevereiro, a intervenção à Capela Mor da Igreja Matriz de Valongo. Acompanhe connosco a evolução das obras de recuperação da Tela “A Ascensão do Senhor”, Tardoz e pinturas do teto e paredes da Capela Mor. Para melhor nos envolver nesta iniciativa, que a todos nos dignifica, podemos colaborar fazendo chegar a sua ajuda através do IBAN PT50.0036.0013.99100063489.69.