Grupo de Leitores

A Constituição Sacrosanctum Concilium, veio lembrar que os leitores realizam um verdadeiro ministério litúrgico, e que, para o fazerem com piedade e do modo que convém, precisam de duas coisas: imbuir-se de espírito litúrgico e formar-se cada vez mais. «Os leitores desempenham um autêntico ministério litúrgico.

Exerçam, pois, a sua função com piedade autêntica, e do modo que convém a tão grande ministério, e que o Povo de Deus tem o direito de exigir. É, pois, necessário imbuí-los de espírito litúrgico, e formá-los para executarem perfeita e ordenadamente a parte que lhes compete».

Na nossa Paróquia, o Grupo de Leitores, assegura a proclamação das leituras litúrgicas nas Eucaristias, e é formado por cerca de 40 elementos entre as comunidades da Igreja Matriz e da Capela NS Saúde.

Com a finalidade de se imbuírem cada vez mais no espírito litúrgico, e melhorar o exercício do seu ministério de leitor e da sua espiritualidade a Paróquia propõe um encontro semanal, via ZOOM, onde se reflete sobre as leituras dominicais.

Escalas de serviço dos Grupos de Leitores

Igreja Matriz – maio 2024