Igreja Matriz

Data de 1794 o início da construção da igreja matriz, erigida no local ocupado pela antiga, demolida por se encontrar em mau estado de conservação. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. A portaria do governo que autorizava a sua edificação vem assinada por D. João VI e data de 1793. No tempo das invasões francesas serviu de quartel-general às tropas invasoras. A sagração da igreja com celebração da primeira missa foi a 20 de Setembro de 1823.

Em 1837 a sua sacristia serve as primeiras reuniões camarárias do novo concelho de Valongo. Contribuíram para a construção desta igreja, as monjas do Mosteiro de S. Bento de Avé Maria do Porto e o produto do labor dos padeiros de Valongo.
As suas paredes, com mais de dois séculos já passados e apesar da sua altura superior a vinte metros ainda mantêm todo o seu prumo e alinhamento. O corpo central é coroado por um frontão triangular com a imagem de S. Mamede complementada com quatro painéis de azulejos,
representativos da vida do santo, que ladeiam as torres sineiras. O amplo pórtico de forma retangular é todo ele rematado em cantaria e encimado por três amplos janelões sendo o central ornamentado por azulejo com as armas de S. Pedro.

Entre 2009 e 2010, sofreu de uma grande intervenção a nível da cobertura e da nave, onde foram intervencionadas as pinturas as paredes laterais e abóboda. Nesta mesma altura, foi feito o restauro do órgão de tubos.

Em 2020, iniciou-se a intervenção de restauro e conservação do presbitério, trono e tardoz.

Batistério

O Batistério, sendo um espaço pequeno e havendo a necessidade de intervir devido à deterioração das paredes e teto, em 2023, iniciou-se a obra de ampliação, onde aproveitou-se o espaço da entrada da torre nascente, possibilitando a entrada de luz natural.

O Batistério foi inaugurado por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, a 24 de setembro de 2023, por ocasião do bicentenário da Sagração do Altar.

Órgão de Tubos

Aos vinte dias do mês de Setembro, no ano de 1880, reuniram-se na Sacristia da Junta de Paroquia da Vila de Valongo, o Presidente e membros Saldanha, Aguiar, Morgado, Ribeiro, o Reverendo Abade e o Dom José Alves Jorge de Oliveira Malta, onde foi deliberada a receção do Órgão de Tubos da Igreja Paroquial de Valongo que foi adquirido à empresa de organaria Peter Conacher e Companhia de Huddersfield pela «soma total de duzentas e trinta libras esterlinas pagas à recepção» mais «a despesa com a condução do porto de embarque para esta igreja, direitos, seguro e assentamento».

O órgão foi inaugurado a 6 de Fevereiro de 1881.

Este instrumento da Igreja de Valongo, tem um só manual e uma pedaleira. O manual tem uma extensão de 56 notas, de Dó a Sol, e dispõe de 8 registos e a pedaleira tem uma extenção de 30notas e um registo de 16’. Existe também um Tremulant. Todos os registos do Manual, exceto o Montre 8’ e Flute 8’ encontram-se dentro da caixa de expressão. A consola é lateral o que permite ao organista ter contato direto com o decorrer das celebrações.

Este órgão, devido às suas medidas e intonação específicas, tem uma sonoridade muito especial e através dos diferentes registos de 8’ e 4’ consegue-se uma variedade notável de timbres e volume. A existência de uma terceira na zona grave da Mixture empresta um carácter especial do baixo no Plenum.

De acordo com algumas fontes, o órgão foi sujeito a algumas intervenções ao longo das últimas décadas. Num relato de julho de 2005, o Senhor Padre Avelino Abreu sublinhou que, aquando a sua nomeação de Pároco de Valongo, em 1965, o órgão não funcionava, tendo tomado a iniciativa de o mandar consertar a uma empresa do Porto – Invicta Lda. Fábrica de Órgão Harmóniuns. Apesar de não haver documentos escritos, estima-se que foi nesta altura que procederam à electrificação do sistema de alimentação do ar, até agora accionado manualmente. Mas só em 1978 é só foi feita a reparação integral ao instrumento.

Mais recentemente, foi realizada uma terceira intervenção, aquando do restauro da Igreja Matriz, entre 2009 e 2011, a cargo do Mestre-Organeiro Pedro Guimarães Von Rohden. Nesta intervenção de restauro/conservação, iniciada em janeiro de 2011, foi feita a limpeza, conservação e substituição de alguns dos materiais.