Grupos Corais

O Canto é um admirável tesouro nas Celebrações Litúrgicas. A música e o canto sempre estiveram ligados à oração. Na Bíblia aparecem muitas vezes o convite para cantar e agradecer ao Senhor, citando-se a utilização de instrumentos musicais (harpa, flauta, tambores…). Os salmos são poesias “musicais” da Bíblia que podem ser acompanhadas pela música. A música tem de tributar “glória” a Deus e ajudar os fiéis a entrar em diálogo com Deus.

Na liturgia, o canto une as pessoas, anima e dá vida à celebração. Facilita passar de “uma só voz” a “um só coração”, e, finalmente, a “uma só alma”, como podemos observar na espiritualidade das primitivas comunidades cristãs. Podemos, pela liturgia, unir nossa voz à dos anjos, sendo realmente nosso canto exultação de um povo feliz e redimido.

Quando a Igreja reza e canta, Cristo está presente, manifestando-se melhor a fé celebrada na Liturgia da Igreja.

Grupo dos Pequenos Cantores de Valongo

Os Pequenos Cantores de Valongo são um grupo formado, essencialmente, por crianças entre os 6 e os 15 anos de idade que conta já com cerca de 20 anos de serviço à paróquia de S. Mamede de Valongo.

Tem como principal actividade a animação na eucaristia com as crianças da catequese, aos sábados, às 15h45, na Igreja Matriz.

Foram já vários os diretores corais que assumiram o desafio, estando agora à responsabilidade de motivar e incentivar este grupo de magnificas vozes, José Macedo e Cláudia Silva, para de uma maneira muito bela louvar Deus nas Eucaristias dominicais com a Catequese.

José Macedo

macedo.jms@gmail.com

Grupo Coral de São Mamede

O Grupo Coral S. Mamede de Valongo iniciou as suas atividades em maio de 1996 e tem, desde então, assinalado presença ininterrupta e assídua nas celebrações litúrgicas da Paróquia de Valongo, diocese do Porto.

O grupo é atualmente composto por cerca de 25 elementos e conta com um vasto reportório ao nível da música liturgia contemporânea. Do seu reportório litúrgico destacam-se as obras de compositores eclesiásticos nacionais e internacionais: António Cartageno, António Azevedo Oliveira, António Ferreira dos Santos, Carlos Silva, Fernando Lapa, Henryk Botor, Fernando Valente, Jean Roux, Joaquim dos Santos, Marco Frisina, Mário Sousa Santos, Manuel Luis, Manuel Faria, Miguel Carneiro, entre outros.

No seu percurso evidenciam-se as seguintes participações eclesiais: em 17 de junho de 2000 associou-se às comemorações do Ano Jubilar que decorreu na Nave Desportiva de Espinho na presença do então Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho; em 24 de novembro de 2002 participou no 1.º encontro de Coros da Diocese do Porto sob a direcção do Padre Ferreira dos Santos; em 11 de dezembro de 2004 participou no 1.º Encontro de Coros Litúrgicos da Vigararia de Valongo; em 17 de outubro de 2005, sob a direcção do Padre Ferreira dos Santos, participou na celebração de Encerramento do Ano da Eucaristia e Memória dos 40 Anos de paroquialidade do Padre Avelino José Ferreira de Abreu; em 14 de maio de 2010, participou na celebração de encerramento da visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, a Portugal;

O Coro encontra-se sob a direcção coral de Eduardo Paupério desde 1997.

Eduardo Paupério

Coro Litúrgico de Valongo

O Coro Litúrgico de Valongo, foi criado em 1989, fruto do empenho da paróquia na celebração da Missa Nova do Reverendíssimo Padre Vicente Nunes, natural desta cidade. A designação foi-lhe atribuída pelo Pároco de então, o Reverendíssimo Padre Avelino Abreu.

Desde o seu início, foi dirigido pelo Sr. Bernardino Oliveira.

É um coro misto composto por cerca de trinta elementos, que, sem fazer deste serviço a sua principal actividade, oferecem generosa e voluntariamente boa parte do seu tempo em favor da comunidade.

Ao longo dos anos, o grupo tem-se dedicado, particularmente à música coral sacra, pós conciliar.

A sua principal atividade é a animação coral da liturgia na Missa dominical das onze horas, na Igreja Matriz de Valongo, em ordem a uma melhor vivência e participação da assembleia no mistério da Eucaristia.

Sempre que solicitado, organiza musicalmente a celebração de solenidades religiosas, batizados, casamentos, jubileus e exéquias.

Ao longo da sua existência, a convite da Confraria dos Passos de Valongo, participa nas celebrações quaresmais e tradicionais procissões dos Santos Passos do Senhor desta cidade.

Tem colaborado e participado, a convite do “Grupo da Imaculada”, nas celebrações aniversárias deste movimento, na Igreja da SS.ma Trindade em Fátima.

É convidado pela Associação de Socorros Mútuos “A Beneficiência Familiar” para a Missa aniversária, que tem lugar anualmente na Igreja da SS.ma Trindade, na cidade do Porto.

Fazem parte do Curriculum, do Coro participações em eventos como:

• Jubileu Diocesano dos Coros Ano 2000 – Espinho – 04. junho. 2000
  • II Encontro de Coros Litúrgicos de Lousada – 28. fevereiro. 2009
  • Visita de Sua Santidade Bento XVI ao Porto – 14. maio. 2010
  • Concerto Musical na Igreja Matriz de Valongo – 25. setembro. 2011

É dirigido, desde 2009, por Maria de Fátima Castro Oliveira e ensaiado pelo organista, Caetano Moreira. Conta ainda nas suas atividades, para além do já referido, com a  excelente colaboração do organista Dr. Miguel Galaghar.

O Coro está aberto à participação e inclusão de novos elementos.

Fátima Oliveira

Coro das Almas

O Coro das Almas tem como principal atividade a animação da Eucaristia das Almas, ao Domingo, às 08h00.

A atividade deste grupo iniciou pela iniciativa de várias pessoas, já há algumas décadas, ainda a Eucaristia era celebrada às 07h00 de Domingo.

Atualmente, sob a direção coral de José Macedo, vários dos elementos participam, para além das celebrações dominicais, em várias celebrações da comunidade: Santos Passos, festa do Padroeiro, São Mamede, entre outras.

José Macedo

macedo.jms@gmail.com