Ministros Extraordinários da Comunhão

O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs. O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na Eucaristia e em outras circunstâncias, e ter também outras funções.

Aliás, a primeira e fundamental função do ministro extraordinário da comunhão é levar a Eucaristia a todos aqueles que se encontram impossibilitados de participar fisicamente na comunidade, seja por motivo de saúde ou idade. Levar a comunhão a estes irmãos e irmãs, é uma bela forma de mostrar que eles fazem parte da comunidade e que Jesus os continua alimentar com a sua Palavra e com o seu Pão.

Atualmente, a comunidade paroquial conta com o serviço de 21 ministros extraordinários da comunhão nas comunidades de Valongo e Susão.

Escalas de serviço dos MEC's

Igreja Matriz – maio 2024