Grupo de Acólitos

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Em primeiro lugar, o acólito acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.

Ser Acólito é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o Acólito vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus, testemunhando a todos, através de si, o quanto Deus é Bom.

Ser Acólito não é apenas estar ao serviço do altar, é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, da Paixão-Morte-Ressurreição. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.

Oração

Senhor Jesus Cristo,

sempre vivo e presente connosco,

tornai-me digno de vos servir no altar da Eucaristia,

onde se renova o sacrifício da cruz

e vos ofereceis por todos os homens,

Vós, que quereis ser para cada um

o amigo e o sustentáculo no caminho da vida,

concedei-me uma fé humilde e forte,

alegre e generosa,

pronta para vos testemunhar e servir.

E porque me chamaste ao vosso serviço,

permiti que vos procure e vos encontre,

e, pelo sacramento do vosso Corpo e Sangue,

permaneça unido a Vós para sempre.

Ámen.