São Mamede, orago

São Mamede, ou Mamede de Cesareia, é um santo venerado tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Ortodoxa. Nasceu no séc. III, na cidade de Cesareia, na Turquia, que na altura estava sobe o poder do Imperador Romano Aureliano.

A sua vida começou em martírio, pois os seus pais Theodotus e Rufina, conceberam o Santo enquanto estavam presos, por serem cristãos. Mamede ficou desde cedo órfão, porque os seus pais foram executados, e foi adotado por uma senhora rica chamada Ammia, mas aos 15 anos, Mamede fica completamente sozinho, pois a sua tutora morre e ele torna-se alvo do povo Romano.

O jovem ainda novo, é capturado e torturado pela sua fé, pelo governador de Cesareia, e mais tarde pelo Imperador Romano Marco Aurélio, mas é aí que a história da sua santidade começa, diz-se que quando ele já estava fraco de tanto ser torturado, apareceu um anjo que libertou o pequeno Mamede, e lhe disse que devia ir a uma montanha perto de Cesareia, e assim o Santo começou a sua jornada.

No meio do caminho um grupo de leões ferozes apareceram, ameaçando o Santo, mas este orou a Deus, e logo os leões ficaram mansos, e a partir desse momento acompanharam Mamede na sua jornada.

A partir desse momento, o leão, foi sempre a sua companhia. Quando foi visitar o Duque Alexandre, este condenou-o à morte, acusando-o de ligações com energias do mal, que lhe tinham permitido andar com um leão domesticado. O Duque foi mais além e agrediu-o de forma cruel, pegando num tridente e espetando-o no abdómen do Santo que lhe arrancou o estômago.

Mesmo mortalmente ferido, o Santo arrastou-se até ao cume da montanha e lá Deus concebeu-lhe um novo estômago e cicatrizou a ferida, mas disse-lhe que o seu momento de entrar no reino dos céus tinha chegado, e assim foi levado para o regaço de Deus.

No século VIII as suas relíquias, foram transportadas para Langres, Catedral de Saint-Mammès, em França.

São Mamede, é o Santo Patrono de Langres, dos bebés recém-nascidos e também das pessoas com problemas de ossos, especialmente na coluna, mas o que realmente é importante, é a sua vida, a bela história que mostra que quando se tem fé não importa os obstáculos, Deus está sempre do nosso lado.

No dia 17 de agosto, celebramos a Festa Litúrgica em honra de São Mamede.