A Capela do Senhor dos Passos, datada de 1729, foi mandada construir por José de Mesquita, homem abastado natural de Fânzeres e marido ciumento, que duvidando da fidelidade da esposa, fez com que percorre-se o longo e humilhante caminho entre Fânzeres e Valongo, onde possuía uma propriedade.

Passaram os anos e o homem certificou-se que havia cometido uma tremenda injustiça com a mulher. Para expurgar os males cometidos, mandou edificar a capela hoje existente e dedicá-la ao passos de Jesus até ao Calvário.

A Confraria do Senhor dos Passos, ereta em Valongo no ano de 1710, regista nos seus estatutos a intenção de construir a capela junto à Igreja Matriz, com representação de um Calvário, que ainda hoje encontramos na parte superior do retábulo com a representação de Cristo Crucificado ladeado pela Mãe, São João Evangelista e por vários soldados romanos. Na parte inferior do retábulo, dividida em três nichos, ao centro, a imagem do Senhor dos Passos, à direita, a imagem do Ecce Homo, e às esquerda, a imagem de Nossa Senhora da Soledade.

 

A devoção ao Senhor dos Passos é uma invocação própria do catolicismo que faz memória do sofrimento de Jesus ao longo da caminhada até ao calvário. Tradicionalmente em Portugal, este caminho feito por Jesus era representado sob a forma de procissões ou via sacras.

Em Valongo, deve-se à Confraria do Senhor dos Passos a procissão mais concorrida pela cidade. É realizada no quarto domingo da Quaresma, percorrendo as ruas da cidade, passando por vários nichos representativos da Paixão de Cristo. Junto ao Padrão, dá-se o momento alto da procissão com o Sermão do Encontro, no local onde outrora existiu uma capela dedicada a este passo. Após o sermão, a procissão recolhe à Igreja, onde, na noite anterior, saiu a imagem de Nossa Senhora da Soledade, onde aguarda, na Capela de Nossa Senhora das Neves, na Praça Machado dos Santos, pela passagem da imagem do Senhor dos Passos.

Do vasto espólio da capela, faz parte um relicário conhecido por Santo Lenho, com um pedaço de madeira proveniente da cruz de Cristo.

 

Rua Sousa Paupério, Valongo | GPS: 41°11'16.7"N 8°30'06.2"W

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
23
25
26
27
28
30

Visita à IGreja Matriz

Gostaria de conhecer a Igreja Matriz? O seu espólio? A sua história?

Gostaria de visitar o coro-alto, a torre sineira?

Marque já a sua visita.

valongoparoquia@gmail.com

Autenticação

Documentos

Guiões, Cartazes...

Contactos

Paróquia de Valongo

Papa Francisco

Coluna dedicada ao Papa Francisco. Poderá acompanhar todas as notícias em: https://www.vaticannews.va/pt.html

Notícias do Santo Padre

Nestes espaço poderá ler as mensagens do Santo Padre.

Mensagens

DIÁLOGO E RECONCILIAÇÃO NO PRÓXIMO ORIENTE (Universal) Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

Intenção Novembro

O Vídeo do Papa é uma iniciativa global desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostleship of Prayer) para auxiliar na divulgação das intenções mensais do Santo Padre relacionadas aos desafios que a humanidade enfrenta.

Vídeo do Papa

#JMJ2022

Comité Organizador da JMJ reuniu-se com representantes das dioceses de Portugal

#JMJ2022

Igreja do Corpo Santo vai ser «a casa de oração» até 2022 (com vídeo)

#JMJ2022