No 2.º período do ano catequético 2018/2019, os adolescentes do 10.º Ano da Catequese de São Mamede de Valongo - Centro da Igreja Matriz participaram no concurso fotográfico a comunidade serve{-me}, sendo o principal objetivo da iniciativa a tomada de consciência, por esses jovens, do(s) serviço(s) que a sua própria comunidade lhes presta.

Os trabalhos agora apresentados são o resultado desse desafio.
A Paróquia de Valongo agradece a todos quantos participaram na avaliação das fotografias, e à Castelbel, à Fábrica Paupério e à Padaria Pastelaria A Tradicional a generosidade das ofertas realizadas para premiar os três primeiros lugares do concurso.

1.º prémio

Laura Batista

A minha comunidade serve-me, alimenta-me, com o corpo e sangue de Jesus Cristo.

2.º prémio

Catarina Ferreira

Todos temos valor, sejamos humanos ou não, temos direitos e merecemos cuidados.

Se não cuidares de mim (Natureza), também não viverás.

A natureza oferece-nos felicidade através de lugares magníficos, por vezes só é preciso parar e olhar!

3.º prémio

Helder Moreira

A igreja serve-nos, acolhendo-nos para estarmos um pouco mais próximos de Deus.

Ana Filipa Rocha

Escolhi tirar fotografia à tenda de apoio aos peregrinos, onde voluntários estão a disponibilizar o seu tempo para oferecer ajuda e conforto a todos aqueles que vão até à Santa Rita a pé.

Estes voluntários estão ao serviço da Cruz Vermelha com a intenção, também, de conseguir donativos de todos aqueles que lá vão, para ajudar a comunidade.

António Rodrigo Vaz

Eu tirei uma fotografia ao tribunal visto que este é essencial para o funcionamento da sociedade.

Trata de resolver assuntos determinantes na vida de muitos indivíduos.

Carolina Costa

Deus mandou os seus mensageiros para nos salvarem.

Diana Barbosa

Eu decidi tirar uma fotografia à cidade de Valongo porque esta tem vários edifícios que servem a comunidade.

A cidade representa todas as pessoas que nela trabalham e que de alguma forma servem a comunidade.

Inês Catarina Vieira

Eu escolhi tirar uma fotografia à Santa Casa da Misericórdia, visto que é sua função servir a comunidade.

Neste caso, ajudar os idosos. Outra razão pela qual escolhi tirar esta foto foi a de que a instituição ajuda a que essas pessoas não percam o contacto com Deus, visto que se realizam missas numa pequena capela.

Acho que a Santa Casa tem um papel indispensável na comunidade.

Inês Liberato

O importante não é o que se dá, mas o gesto nele presente.

Dê ao mundo o melhor que há em si, dê vida.

Inês Monteiro

A Câmara Municipal serve a comunidade de Valongo.

Todos os dias, trabalham dezenas de pessoas que ajudam a servir a minha comunidade.

Marco Lourenço

Eu escolhi tirar uma fotografia a uma ponte pois é uma estrutura que permite atravessar de um lado para o outro.

A meu ver, faz com que se sirva a comunidade.

Maria Sofia Gomes

Precisa o serviço de ouro ou de mãos?

Maria Margarida Vaz

Eu escolhi esta fotografia pois nela estão representadas instituições que protegem os direitos das pessoas.

- Vallis Habita. Proporciona habitação a quem precisa, especialmente, agregados familiares com fracos recursos económicos e com problemas sociais. É uma empresa municipal que atua no concelho de Valongo.

- CPCJ – Comissão de proteção de crianças e jovens. Esta instituição visa promover os direitos das crianças e dos jovens. Também atua no Município de Valongo existindo igualmente noutros municípios.

- Departamento de Educação, Ação Social, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Valongo, que estabelece critérios, normas no âmbito da educação e da ação social.

- ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde. Esta associação realiza diversas atividades em várias áreas como a promoção do desenvolvimento social, a formação e inserção profissional, cultura, ambiente, saúde e desporto, além de promover a igualdade de género e oportunidade.

Miguel Vieira

Com esta fotografia, pretendo ir de encontro ao tema “a comunidade serve{-me}”. Por isso, esta fotografia, onde pretendo representar o serviço dos leitores. Aqui, são lidas as passagens bíblicas, que nos são apresentadas durante a eucaristia e por isso mesmo, decidi que devia fotografar o ambão da Igreja Matriz de Valongo.

Sofia Moutinho

Na minha comunidade, todos ajudamos, criando incríveis memórias.

No pátio, brincava com os meus vizinhos por horas e no café serviam-me sempre o que precisava quando descansava das longas brincadeiras.

Uma imagem dos sítios onde uma criança brincava com a comunidade, e a mesma a servia.

Pela evangelização: Primavera missionária na Igreja Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.

Intenção Outubro