Data de 1794 o início da construção da igreja matriz, erigida no local ocupado pela antiga, demolida por se encontrar em mau estado de conservação. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. A portaria do governo que autorizava a sua edificação vem assinada por D. João VI e data de 1793. No tempo das invasões francesas serviu de quartel-general às tropas invasoras. A sagração da igreja com celebração da primeira missa foi a 20 de Setembro de 1823.

Em 1837, a sua sacristia serve as primeiras reuniões camarárias do novo concelho de Valongo. Contribuíram para a construção desta igreja, as monjas do Mosteiro de S. Bento de Avé Maria do Porto e o produto do labor dos padeiros de Valongo.
As suas paredes, com mais de dois séculos já passados e apesar da sua altura superior a vinte metros ainda mantêm todo o seu prumo e alinhamento. O corpo central é coroado por um frontão triangular com a imagem de S. Mamede complementada com quatro painéis de azulejos, representativos da vida do santo, que ladeiam as torres sineiras. O amplo pórtico de forma retangular é todo ele rematado em cantaria e encimado por três amplos janelões sendo o central ornamentado por azulejo com as armas de S. Pedro, apresentando também a inscrição "O QUAM METUENDUS EST LOCUS ISTE! VERE NUN EST HIC ALUID NISI DOMUS DEI ET PORTA COELI. Gen XXVIII 17" (Que terrível é este lugar! Aqui é a casa de Deus, aqui é a porta do céu).

Atualmente, a Igreja Matriz possuí um variadíssimo espólio. Destacamos as alfaias litúrgicas, pinturas, retábulos e órgão de tubos.

Entre 2009 e 2010, a Igreja Matriz, sofreu de uma grande intervenção a nível da cobertura e da nave, onde foram intervencionadas as pinturas murais e abóboda. Nesta mesma altura, foi feito o restauro do órgão de tubos.

Rua Sousa Paupério, Valongo | GPS: 41°11'17.3"N 8°30'03.0"W

Agenda

Autenticação

FP522_Domingo de Ramos_Ano C

Folha Paroquial da Semana

Documentos

Guiões, Cartazes...

Contactos

Paróquia de Valongo

Papa Francisco

Coluna dedicada ao Papa Francisco. Poderá acompanhar todas as notícias em: https://www.vaticannews.va/pt.html

Notícias do Santo Padre

Nestes espaço poderá ler as mensagens do Santo Padre.

Mensagens

RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES CRISTÃS (Pela evangelização) Pelas comunidades cristãs, em particular as que são perseguidas, para que sintam a proximidade de Cristo e para que os seus direitos sejam reconhecidos.

Intenção Março

O Vídeo do Papa é uma iniciativa global desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostleship of Prayer) para auxiliar na divulgação das intenções mensais do Santo Padre relacionadas aos desafios que a humanidade enfrenta.

Vídeo do Papa