Durante o 1.º período do presente ano catequético, foi lançado um desafio aos adolescentes que frequentam o 10.º Ano da Catequese de São Mamede de Valongo - Centro da Igreja Matriz: fotografarem a comunidade.

O concurso fotográfico {n}a minha comunidade teve como principais objetivos, para além de proporcionar aos adolescentes um período ou espaço de liberdade criativa, tentar sensibiliza-los para a realidade da dimensão comunitária da Paróquia de Valongo e fazer com que estes descobrissem o seu papel nesta vida comunitária.

Os trabalhos que agora se apresentam são o resultado desta reflexão.

O 10.º ano da catequese agradece a todos quantos participaram na avaliação das fotografias.

A Paróquia de Valongo agradece ao ginásio Mais Gym, à Fábrica Paupério e ao Pingo Doce (Passagem) a generosidade das ofertas realizadas para premiar os três primeiros lugares do concurso.

1.º Lugar - Inês Catarina Vieira

2.º Lugar - Laura Batista

"Os membros da minha comunidade representados pelos dedos da minha mão.
Mão que é árvore da vida iluminada pelo amor de Jesus Cristo."

3.º Lugar - Maria Sofia Gomes

"A fé floresce até nos muros mais altos."

Ana Filipa Rocha

"Escolhi tirar uma fotografia ao centro paroquial, porque é onde eu e os meus colegas nos reunimos desde sempre para falar sobre Deus e a Eucaristia.
Além de centro paroquial, é onde se realizam várias festas da comunidade e onde podemos desfrutar de momentos de convívio."

António Rodrigo Vaz

Carolina André Costa

"Sábado de manhã, dia da comunidade de Valongo fazer as suas compras no comércio tradicional - feira.

Catarina Ferreira

"Feliz daquele que desfruta agradavelmente da sociedade.
Nenhum ser humano da sociedade deveria ser considerado menos valioso que o outro.
É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes, não podem mudar nada.
Quanto mais tu viajas, mais rica fica a tua história.

Diana Filipa Barbosa

"Eu tirei foto à igreja de Valongo porque representa a minha comunidade religiosa.
A igreja representa as pessoas à volta do mundo, que acreditam no mesmo que eu."

Helder Filipe Moreira

"Existem pessoas que só comem porque lhes dão comida.
Existem pessoas que só têm agasalhos porque os outros se sacrificam por eles.
Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!"

Inês Liberato

"O que une a comunidade é o empenho, a busca, a determinação, o querer fazer nossos os sentimentos de Cristo.
O que é verdadeiramente essencial é o compromisso assumido no Baptismo, traduzindo a nossa fé."

Inês Monteiro

"A minha comunidade são os amigos que me rodeiam.
A capela representa a minha comunidade religiosa."

Isabel Baltazar

Marco José Lourenço

"O motivo pelo que tirei a foto num local da minha comunidade em que é apanhada a igreja tem a ver com o facto de eu viver nesta comunidade cristã e com o facto de nós, pessoas dessa comunidade, irmos ao encontro do Senhor em sua casa (igreja)."

Maria Margarida Vaz

"Eu tirei esta foto pois tem um valor significativo para mim e para a minha família. Nós reunimo-nos todos para fazer o presépio.
Este presépio representa os enfeites de Natal e o espírito de Natal na nossa comunidade.

Miguel Vieira

"Nesta igreja e neste estabelecimento paroquial, vivemos 10 anos de catequese e de contacto com Deus.
Este pode muito bem ser o local de ponto de partida para a nossa vida cristã depois do Crisma."

Rúben Monteiro

"Na minha comunidade, se reciclarmos teremos um melhor meio ambiente, onde estaremos melhor.
Se reciclarmos não nos ajudaremos só a nós, mas sim a todos os animais racionais e irracionais
É esta a comunidade que eu quero."

FP522_Domingo de Ramos_Ano C

Folha Paroquial da Semana

RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES CRISTÃS (Pela evangelização) Pelas comunidades cristãs, em particular as que são perseguidas, para que sintam a proximidade de Cristo e para que os seus direitos sejam reconhecidos.

Intenção Março